domingo, 1 de fevereiro de 2009

Às vezes, tenho pena dos repentes... mas nem sempre é possível voltar atrás. Desta vez, é!

A minha C.
Eu tenho uma amiga que me chama princesa, pequenita e minha linda e que diz que eu sou especial. Eu tenho uma amiga que me conta coisas duras e depois se derrete em mimos para me curar as feridas. Eu tenho uma amiga que quando me vê a chorar diz que isso lhe custa muito. Eu tenho uma amiga que me diz que eu tenho de ir de férias e dá palpites para as ditas. Eu tenho uma amiga que nunca chora, mas que já chorou para mim. Eu tenho uma amiga que diz que está tudo bem mesmo quando está tudo mal. Eu tenho uma amiga que diz que tem mau feitio, mas que para mim é a mais doce das criaturas. Eu tenho uma amiga que faz salto de barreiras pela vida. Eu tenho uma amiga que sorri mesmo quando não lhe apetece nada sorrir. Eu tenho uma amiga que me trata como menina porque a vida já lhe ensinou a ser muito mulher. Eu tenho uma amiga que concorda que não há loucura no que se faz por amor. Eu tenho uma amiga que despiria a roupa toda pelos amigos. Eu tenho uma amiga que é amiga do (que vai ter de deixar de ser o) homem da minha vida e que lhe prega sermões. Eu tenho uma amiga que tenta que os amigos se orientem na vida. Eu tenho uma amiga que gosta de flores e de cães e de meias de lã até ao joelho e de taças de cereais e de apanhar chá, mas que as pessoas pensam que veio de fábrica já com o fato vestido e a carteira Vuitton. Eu tenho uma amiga que dá comigo os grandes passos da minha vida recente. Eu tenho uma amiga que se emociona com isso. Eu tenho uma amiga que já se ofereceu (em tempos) para fazer as talas ao homem de quem se fala se ele não disse(sse) "ti voglio bene tutti i giorni della mia vita" (mas que depois teve de me dizer que "ai pequena... eu gostava tanto de te dizer diferente! Mas... anda lá e... Por favor! Porque não estás triste, estás vazia! E isso também me dói. E o tempo vai curar. E... gosta, mas não consegue fazer mais... E mais mal é dele, que és a pequena mais especial e até terá tentado mas não somos capazes de tudo o que tentamos"). Eu tenho uma amiga que é do melhor que se pode ter. Eu tenho uma amiga, que és tu.

A minha O.
Tenho uma amiga que é daquelas amigas que são filhas das amigas das nossas mães. Daquelas amigas que nem são bem da nossa idade. Daquelas amigas que nós achamos que são amigas, tá bem, mas pronto. Mas que depois se tornam tão nossas amigas que são capazes de nos ouvir horas a fio a falar sobre o mesmo tema, que nos acompanham em caminhadas de reflexão, que nos encurtam os sofrimentos com meia dúzia de f#$/&% ou car"#%&/$. Que nos ligam para dizer "arrasaste". Eu tenho uma amiga assim. Eu tenho uma amiga que diz que de vez em quando eu podia desmaiar 15 minutos para ver se acalmava. Eu tenho uma amiga que tem um gajo que vai ganhar o 2.º lugar no concurso dos entronhados portugueses. Eu tenho uma amiga que até se faz passar por anónimo para me comentar (mas neste blog se assume). Eu tenho uma amiga que se admira se eu descubro que ela é o meu anónimo comentador. Eu tenho uma amiga que acha que eu devia escrever um livro. Mas que se não, ao menos que fizesse um blog. Eu tenho uma amiga que diz que eles gostam é das que os tratam mal e que eu não posso ser só mel e coisas doces (e se calhar tem razão, que de queridas, prendadas e kikas andam eles estafados). Eu tenho uma amiga que é meia doida, mas que é uma grande, grande amiga. Eu tenho uma amiga, que és tu.

A minha P.
Eu tenho uma amiga que é a minha P. A minha P. é desbocada e é faladora. A minha P. espanta as coisas más com asneiredo. A minha P. diz que se eu congelar as pessoas más elas já não me aborrecem. A minha P. parece uma alvora, mas não é. A minha P. parece que não chora, mas isso não é verdade. A minha P. tem dias em que não se entende e então não está para ninguém. A minha P. é impulsiva e já se arrependeu de muitos impulsos. A minha P. viveu em 30 anos mais do que muita gente poderia viver em 100. A minha P. chama-me boneca. A minha P. já me deu muitas esperanças, já me alimentou muitas ilusões, já me preencheu muitos sonhos, já me desmontou muitos medos, já apostou comigo que ia dar tudo certo. A minha P. já um dia descobriu que se calhar não ia nada dar tudo certo. A minha P. já teve de me dizer isso. E à minha P. terá isso custado quase tanto como a mim. (E depois já caiu outra vez na lenga-lenga do anda lá diz-me só mais uma vez se coisa e tal e já teve de arrepiar caminho outro tanto e custou-lhe outra vez muito! Porque nunca te vi como hoje, em que a tua tristeza é de desolação e custa tanto que até magoa por dentro quem te quer bem! E quer, mas... temos pena! Chega de andares ao som daquela música). A minha P. acha que não a levam a sério. Mas eu levo a minha P. muito a sério. Há dias em que ela me fala tão sério que nem parece ela, mas é. Quem fizer mal a um amigo da minha P. tem a minha P. à perna. E ter a minha P. à perna não é coisa que se deva desejar. A minha P. consegue pôr no discurso um chumbo que perfure as más almas. A minha P., em compensação, também sabe ser feita de mel. A minha P. parece uma valente, e é. Mas a minha P. não é a super-mulher e por isso às vezes também se perde. A minha P. conquistou-me lá longe, há uns tempos, mas parece que me acompanha desde sempre. A minha P. é uma amiga muito especial. Toda a gente devia ter a sua P. na vida. Porque quem tem uma P. como a minha P. passa bem melhor pelas agruras da vida. Eu tenho uma amiga, que é a minha P. Eu tenho uma amiga que és tu!

A minha S.
Eu tenho uma amiga que me chama linda e querida, que diz que o meu sorriso ilumina e que eu sou uma pessoa que faz bem. Eu tenho uma amiga que me abraça com força. Eu tenho uma amiga que diz que não, não é nada, mas que depois me conta o que não consegue contar a ela própria e começa por chorar e acaba por rir. Eu tenho uma amiga que diz "gaja" e "cabra". Eu tenho uma amiga que tinha um gajo com uma deadline à porta (que a cumpriu e ainda bem ou eu não respondia por mim). Eu tenho uma amiga que teve uma espécie de ataque de pânico quando recebeu os sogrichos pela primeira vez em casa. E que me convidou para assistir. Eu tenho uma amiga que diz "telefonino". Eu tenho uma amiga que é romântica. Eu tenho uma amiga que adora Natal. Eu tenho uma amiga que faz do dia do pinheirinho acontecimento local. Eu tenho uma amiga a quem mando postais apesar de sermos vizinhas. Nós temos um carteiro que acha isto um disparate e volta a pôr os postais na minha caixa do correio com a indicação "ponha lá você, que é aqui perto". Eu tenho uma amiga que me reencaminha mensagens. Eu tenho uma amiga que sabe coisas minhas que mais ninguém sabe. Eu tenho uma amiga com quem é impossível dormir, porque há sempre paleio para pôr em dia. Eu tenho uma amiga que me deseja bons sonhos. Eu tenho uma amiga que me dá estrelas com brilhantes. Eu tenho uma amiga que me lê os silêncios. Eu tenho uma amiga que sabe o que eu vou fazer antes de eu fazer as coisas. Eu tenho uma amiga que sabe que se eu vou a um concerto com o homem da minha vida vou tentar decorar todas as músicas do gajo que vai cantar (embora já tenha ficado provado que isto não resulta em grande benefício para a rambóia). Eu tenho uma amiga que se ofereceu para lhe fazer umas orelhas de burro se ele não disse(sse) "ti voglio bene tutti i giorni della mia vita" (e que tenho para mim que ainda hoje lhas faria porque até ao fundo das entranhas de qualquer pessoa é possível mudar tudo, virar-nos do avesso por uma kika pessoa como a sua melhor amiga). Eu tenho uma amiga que diz que não me diz nada para não errar e não ser má amiga. Eu tenho uma amiga que nunca deixa de me dizer o que eu preciso ouvir. Eu tenho uma amiga que é filha de uma amiga da minha mãe e de uma amiga minha, grande. Eu tenho uma amiga que a vida me deu e depois o tempo me tirou e depois a vida me deu outra vez (e agora os trabalhos teimam em esconder-me e nem tempo temos para escolher vestidos de noiva, mas não há-de ser nada porque as melhores amigas passam por essas coisas e ainda ficam mais melhores amigas que antes). Eu tenho uma amiga com quem já vivi coisas muito boas. Eu tenho uma amiga que me liga em férias porque somos como família. Eu tenho uma amiga que não é como se fosse irmã, porque as irmãs podem não ser as melhores amigas e ela é a minha melhor amiga. Eu tenho uma amiga com quem partilhei dias muito maus. Eu tenho uma amiga que me disse a seguir a um dia desses "tu és a minha melhor amiga". Eu tenho uma amiga que nesse dia estava com umas calças brancas e uma t-shirt azul céu. Eu lembro-me. Eu tenho uma amiga que diz "adoro-te" e depois eu respondo "me too". Eu tenho uma amiga que diz "poderosa". Eu tenho uma amiga que é poderosa mas tem a lágrima fácil. Eu tenho uma amiga, que és tu.

Sem comentários:

Enviar um comentário