quinta-feira, 19 de março de 2009

Pai

O meu pai tem defeitos. Fica escrito.
Mas... não se deita sem nos dar um beijo na testa. Não sai de casa sem nos pedir que nos portemos bem. O meu pai oferece-me flores se estou doente e leva o Kiko à pesca. O meu pai só aprendeu a ter-me fora de casa quando eu saí mesmo. Quando voltei, passados cinco anos, há cinco anos, ofereceram-me um colar de muitas voltas e escreveram um bilhete que dizia "Para que voltes sempre". O meu pai traz-me chá quente se fico a trabalhar até tarde. Se for até muito tarde, a meio da noite traz-me bolachas. O meu pai repara se vestimos uma roupa nova ou temos o cabelo diferente. E diz sempre que estamos giras. Se estiver de pijama e por pentear, também diz que sou a mais gira que ele conhece em versão solteira, porque em versão casada é a minha mãe. O Kiko é sempre o filho melhor do mundo. O meu pai tem orgulho nas mais pequenas conquistas dos filhos. Ficou sempre babado nas festas da música, nas provas de dança, com as fichas das notas, com o elogio mais discreto de um amigo. Quando desanimo com a vida, o meu pai diz sempre que o melhor está para vir. O meu pai liga muitas vezes durante o dia só para dizer "Olá, então onde andas? Está tudo bem?" O meu pai é um bocadinho anafado. Quando faz dieta, fica muito infeliz. E só a faz quando os médicos dizem que ou faz ou morre. Mas fica tão infeliz que aprendi a dizer-lhe que só precisa de fazer dieta por ser mesmo para não morrer, porque por mim quanto mais pai melhor e se ele emagrece, sobra-me menos pai, o que é uma ralação! O meu pai ia levar-me e buscar-me quando eu tinha orais na faculdade. E no caminho falava-me de quando era miúdo para eu me distrair. Vi-lhe uma lágrima nos olhos quando adormecemos todos e o Kiko chegou atrasado à primeira prova global da vida. O meu pai ainda hoje acha piada às viagens que fazemos todos só a pôr o paleio em dia, mas agora pede para eu conduzir. Às vezes, adormece. O meu pai gosta de quando falha a luz porque nesses serões não há nada que nos distraia e normalmente cantamos (Graças a Deus, não temos vizinhos!). O meu pai aflige-se se ficamos doentes e já o vi chorar por isso. Já o vi chorar por outras coisas. Por isso, é um homem que chora!

Tem defeitos,é certo, mas não o trocaria por nenhum outro!
É meu. Só o partilho com o Kiko porque o Kiko é a minha pessoa preferida.
Por isso, é nosso!

1 comentário:

  1. Aproveita. Guarda muito bem todas as memórias. Podes precisar delas. Eu já só tenho memórias.

    ResponderEliminar