segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Museu

Fui ao Zoológico de manhã. Estou uma pessoa muito dada à cultura. Parece que daqui a dias vou ao Museu da Ciência. Dizem que sim... Hoje fui ao Zoológico. Sozinha, convicta que era o sítio ideal para travar amizades com muita gente que goste de museus. Enganei-me. Um senhor com uma bata de médico vendeu-me o bilhete, disse que me ia acender as luzes (!!!) e que eu podia ir feliz e contente visitar as seis salas do Museu. No fim, voltava para trás e adeus. Ora, o Zoológico está num edifício que não conhecia, mas que me pareceu ter uns recantos dignos de exploração. Fica em frente ao Chimico, que está um "monumento" tão bonito que já estou a ponderar largar a ideia de casar no Machado de Castro e mudar para lá (Sim... eu acho que era lindo casar no Machado de Castro! Ou melhor, eu acho que era gira uma foto ali nos claustros, com vista para a alta, a baixa e o rio...). O Museu tem seis salas. Demorei uns bons três quartos de hora a vê-lo. Descobri que gosto da imagem dos beija-flor e que há uma ave que se chama águia-gritadeira. Acho mal a águia ser feminina porque, mais uma vez, a histeria fica associada a nós e os homens passam como se não fosse nada com eles... Na quarta sala, há conchas e búzios e coisas dessas. Fiquei a achar que os mais giros são os das Caraíbas e os do Pacífico. Sou uma pessoa de gostos requintados, vá! Na quinta, há ovos e histórias de voos nupciais, mas não estava a passar o filme. Era menina para me emocionar só de ouvir a palavra nupcial e foi melhor assim, tenho a certezinha. Mas, melhor, melhor, foi a música da última sala. Dava para lá ficar sentadinha, ali ao lado do leão (está lá um homem a dizer segredos ao leão...), a ouvir a musiquinha. Que bonito. Podemos apreciar aí a colecção Du Bocage e outras... Não obstante tudo isto, coisas lindas e tal e tal, tiriri, tiriri, aconteceu uma coisa um bocadinho chata. É que eu tenho medo dos sons da terceira sala. Mas medo mesmo, de ver a sala a correr e me virar de susto para mandar calar os bichos. E tremi como varas verdes com os "uuuuu" e fiz uma figura um bocado triste. Até que reparei que aquilo tinha um circuito de vigilância e optei por manter a ignorância quanto àquelas espécies e passar à sala seguinte. Portanto, em suma, eu sou uma pessoa que não pode ir sozinha a Museus com sons de animais de grande porte ou de aves... Sou alguém que, está visto, só vai conseguir ler as informações da sala três do Zoológico se for pela mão de alguém ou com uns phones... Mas não desisti... E aconselho! Com companhia :)

4 comentários:

  1. Fica prometido, como sei que gostaste, um texto acerca da fidelidade dos animais... :)

    E sim, tem que se acender as luzes, não temos aquilo sempre ligado! ;)

    A última sala é a que deixa todos de boca aberta. Aquelas estantes, aquelas escadinhas em caracol... Fantástica!

    ResponderEliminar
  2. Podiam ter-me dito que também iam ligar os gritos, que eu dizia logo que não valia a pena... É que tu não estás bem a ver, homem...

    ResponderEliminar
  3. Depois da montanha russa chamada pitton do Efteling Park na Holanda, acredito que sobrevivo a qualquer coisa. Temos q ir a 3 juntas ver a águia-gritadeira... adorei... lol!!

    ResponderEliminar
  4. Ah, não sei se o senhor te disse ou se depois vos dirá às três, mas nada de tocar nos animais... :)

    Aquilo é pior que mata-ratos! :D

    ResponderEliminar