sábado, 13 de abril de 2013

Jogo da bola

Hoje há jogo da bola no estádio aqui de frente. Estava, apesar disso, a querer fazer da minha tarde uma tarde normal. Eu sei... sou ingénua. Não sei que raio é que eles se põem ali a fazer, mas desde a hora de almoço que de hora a hora rebenta uma coisa que parece um foguete, ou assim. De caminho, fazem uma barulheira como se estivessem a protestar por ter a mãe na forca. É um griteiro que nem vos passa pela cabeça. Está solinho e eu, apesar de não ser uma fã do calor, gosto do sol ameno, assim um sol que dá mais luz que calor, não sei se me entendem. E que areja as casas e as vidas. Abri, por isso mesmo, as janelas todas da casa logo pela manhã. Fui experimentando a impaciência de não conseguir ler, não me concentrar para escrever e mais não sei o quê. Pus música. Só acrescentava barulho, era uma misturada de sons que fazia dor de cabeça a qualquer mortal. Pensei ver um filme, que era assim uma coisa que me podia saber a luxo num sábado à tarde depois da semana que tive e do tanto que está prometido para as que estão para chegar. Não vale a pena. Ou fecho as janelas, ou tenho de levar com a histeria dos adeptos. Estou para a bola como para a física quântica. Torço pela selecção, pelo benfica, quando me lembro, pela académica, quando me ocorre. Vi mais jogos até aos dez anos do que nos vinte um que se lhe juntaram depois. Isto de um pai não ter filhos rapazes impõe às meninas ónus improváveis... A última vez que fui à bola estava em Guimarães com o G. e, vai daí, não podia mesmo baldar-me. Berrei que me fartei, também, que a coisa dá-se por efeito de contágio. Mas hoje gostava muito que a minha cidade não estivesse transformada numa sangria desatada de sirenes e adeptos aos pulos. Isso e cenas a rebentarem tipo foguetes não são coisas fixes. E uma alma trabalhadora e cansada, precisa, vá, ao menos ao fim de semana, de coisas fixes. 

3 comentários:

  1. Ainda gostava que alguém fizesse um estudo decente em como o Futebol e os chamados desportos de massas, conseguem influenciar sociologicamente as pessoas.

    Mas hoje já está tudo calmo, por isso pequena R., desejo a ti um resto de bom Domingo.

    P.S: Que o Sol continue a brilhar sobre ti :)

    ResponderEliminar
  2. Definitivamente, somos mesmo vizinhas :)
    Que bem que soube o não barulho de ontem!
    Beijo e boa semana

    ResponderEliminar