terça-feira, 11 de junho de 2013

Uma pausa

não para o kit kat, chocolate de que nem sou assim fã, mesmo, mesmo fã, mas para a cevada. Agora que fui "retirada dos médicos" no que toca ao café (ser retirado dos médicos é expressão muito usada pela malta crescida da minha aldeia e das adjacentes), e uma vez que me pelo por um gostinho de café pela manhã, ando em busca desenfreada de alternativas. Aqui há tempos, entrei numa loja de produtos biológicos e comprei cevada torrada moída. Imaginei o gostinho do café que a minha avó de baixo fazia ao lume e fui, por instantes, devolvida a uma das fases mais felizes da minha vida, enquanto pude partilhá-la e partilhar-me com aqueles dois seres superiores. Pois bem. Tenho feito tudo como manda o figurino, tenho deixado assentar o pó o tempo recomendado, tenho variado a quantidade do produto e tudo e tudo e tudo. Acontece que, por mais que faça, não consigo evitar o depósito. Contamina-se o delicioso gosto amargo da cevada com um empoeirado que trava a língua, como marmelos verdes, conseguem imaginar?! Pronto. É mais ou menos isso. Dicas, minha gente?! Há por aí dicas?! Maneiras de coar aquilo de modo a que o que me sobre seja água negra mas limpinha. Muito agradecida, sim?! Sou vossa fã.

6 comentários:

  1. conheces aquelas cafeteiras de inox, em que pões água em baixo, o café/cevada no meio, num filtro o líquido vai subindo, depositando-se na parte de cima da cafeteira? Aposto que isso resolveria o teu problema.
    Compras uma cafeteira dessas por um preço bastante acessível- 6 ou sete euros e dura e dura e dura...

    Deixa ver se te arranjo uma imagem, ou vou tirar uma foto à minha...

    espera lá... procura no google: cafeteira café de subir, Vê as imagens e perceberás o que te quero explicar.

    Serve ou não? :) (Jugo que a cevada se comporte como o café)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Alice, sei precisamente o que é. Até já falei disso aqui no blog :) http://poraquipasseimesmoeu.blogspot.pt/2013/01/cafe-de-subir.html
      Mas este pó é mesmo muito fino... talvez não resulte. Vou, ainda assim, experimentar... Logo te conto :)
      Beijinhos e merci pela dica!

      Eliminar
    2. Menina R., tinha uma vaga ideia que tivesse sido aqui que tinha visto uma explicação sobre café de subir, mas não tinha a certeza. e não fui procurar para tirar a limpo. (sou uma leitora assídua, mas a memória anda a falhar-me nos últimos tempos)

      Cá por casa a máquina do café só funciona quando temos visitas (é de manípulo e de manhã não dá muito jeito tirar café nela)... portanto, com o saco do café aberto, opto por o gastar nesta cafeteira, para que não chegue a validade ao fim sem o gastar. O pó também é fino e resulta lindamente. Acho que vale a pena experimentares. ;)

      Boa sorte e um café bem quentinho sem amargo.

      Eliminar
  2. Se souberes de uma boa casa de café em Coimbra, dessas que vendem a granel e moem os grãos na hora, pergunta se têm cevada e pede moagem mais grossa. Compro assim o café para o pequeno-almoço (tomo com leite) e peço para moerem para filtro de papel (é uma cafeteira da Moulinex). Nessas casas há misturas excelentes (Café/Cevada, só café, só cevada, etc) e podes comprar a quantidade que quiseres com a moagem a teu gosto.... uma dica: no verão, guarda no frigorífico. Dura melhor.
    Beijinhos e boa sorte.
    Marta
    PS: Se não arranjares nada por aí, diz. Eu envio-te uma encomenda sem problemas. Aqui pelo Porto (ainda) há casas de café maravilhosas..... e parabéns por esta nova fase... ninguém deve vivê-la sem um café ou cevada bem quentinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ooohhh pá!
      Vocês até me emocionam, gente. Até te ofereces para me enviar uma encomenda?! Vocês são os maiores, de facto, pessoas :) Vou procurar por cá, Marta. Obrigada pela dica.
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Era mesmo isso que ía recomendar. Moagem à medida e guardar no frigorifico. Aqui perto de mim também existe uma loja à antiga que me faz parar à porta e ficar ali a inalar café, chás, etc. Maravilha! Se quiseres também segue encomenda. :))
    De qualquer forma se não quiseres desperdiçar esse que tens usa um pano para coar. Era assim que a minha avó fazia. :) Beijinhos

    ResponderEliminar